NOSSA HISTÓRIA

O que somos hoje é o somatório da história que vivenciamos. A vida da igreja é dinâmica e construída passo a passo. Olhar para a história nos ajuda a ver os caminhos por onde Deus tem nos conduzido.
Nossa igreja foi organizada no dia 17 de Dezembro de 2000. Ela surgiu da Segunda Igreja Presbiteriana do Brasil, em Santo Antônio – Vitória – ES.
Devido às experiências que vínhamos adquirindo como Igreja, especialmente na liberdade do Espírito Santo e, também na liberdade do culto, começamos a enfrentar algumas dificuldades com a denominação. Procuramos estar sob a autoridade de nossa denominação, porém, éramos discriminados e alvo de críticas.

No Ano 2000 percebemos o agravamento desta crise, diversos documentos foram encaminhados ao Presbitério para que uma decisão fosse tomada. As lideranças da Igreja reuniram-se para orar e buscar uma direção de Deus e, decidiu-se encaminhar um documento ao PCES – Presbitério Central do Espírito Santo, declarando nossa postura e posição. Declarando também, nosso desejo de continuar na Igreja Presbiteriana, porém com liberdade de expressar aquilo que entendíamos ser de Deus para nós. Nosso documento sequer foi discutido na reunião do Presbitério.

Sempre sonhamos com uma Igreja que fosse livre, uma igreja que descobrindo algo na Bíblia, pudesse praticar, sem ter que viver de perguntas, como exemplo: “Isto está na constituição? Isto é praxe da Igreja?”. Ao mesmo tempo em que também fosse livre para, ao ver algo em nossos manuais e constituição, poder perguntar: “Isto é Bíblico? Esta é a vontade de Deus?”.

Assim, no dia 16 de dezembro os pastores da igreja: Gedimar de Araújo e Eudys Moreira pediram exoneração da denominação. Começava um novo período da História da Igreja. Depois de 15 anos sob a liderança do Pastor Gedimar, a Igreja não via outro caminho senão romper com a denominação e seguir a direção que Deus estava mostrando.

No dia 17 de Dezembro de 2000, no prédio que o Presbítero Daimar estava construindo, na Rod. Serafim Derenze foi realizado o primeiro culto da nova igreja, num dia chuvoso, e num local pequeno para comportar o número de pessoas que ali acorreram. Dava-se início naquele momento à IGREJA EVANGÉLICA ÁGAPE. Cujo lema é “Proclamando e experimentando o amor de Deus”. Este nome, ÁGAPE, vem do grego que significa: “Amor de Deus”. Amor puro e perfeito, amor que se dá sem esperar nada em troca.

Dias depois, alugamos uma loja pertencente ao Material de Construção Tavinho, localizada na Rod. Serafim Derenze, 428, onde a Igreja passou a se reunir. Não havendo espaço para realizarmos nosso tempo de ensino dominical passamos a utilizar o espaço da Escola Polivalente para nossas reuniões nos domingos pela manhã. Também foi alugada, no dia 23 de Julho de 2001, uma casa na Rua Manoel Soares de Melo, 505, para alojar a secretaria da Igreja e Gabinetes Pastorais.

  • De 2001-2003 – DEUS ESTAVA NOS FIRMANDO

2001 – Fomos reunir no espaço que hoje é o kilão. Ficamos um ano ali.

2003 – Já na tenda, tivemos um tempo de crescimento explosivo chegando a ter cerca de 1.000 pessoas frequentando os pequenos grupos.

  • De 2004-2008 – DEUS ESTAVA NOS FORJANDO

Tempo de muitas crises e muitos problemas com liderança e pastores.

2004 – Problema com o líder dos pequenos grupos.
2005 – Saída do Pr. Eudes Moreira.
2006 – Saída do Pr. Marcelo Fraga.

Pr. Gedimar enfrentou uma forte depressão neste período, perdendo os sonhos e perdendo a alegria ministerial.

  • De 2009 – 2012 – DEUS ESTAVA NOS SUSTENTANDO.

Tempo de estabilidade, preparando a sucessão do Pr. Gedimar. Este processo durou cerca de três anos:

2010 – Conversa com o Presbitério e listar as pessoas que poderiam substituir o pr. Gedimar. Surgiram três nomes: Ueverton Coutinho, José Luiz da Silva, Emerson Ribeiro.

2011 – Estes três seriam parte da equipe pastoral, a fim de conhecerem a forma de a igreja funcionar e serem avaliados mais de perto pelo presbitério. Ao final do ano a pessoa escolhida foi o Emerson Ribeiro.

2012 – Pr. Gedimar continuou liderando no primeiro semestre e o Emerson era o co-pastor. No segundo semestre Pr. Ribeiro ficou mais à frente da liderança. Ao final deste ano Pr. Gedimar passou a liderança oficialmente para o Pr. Emerson Ribeiro.

2013 – Pr. Gedimar estava liberado para o trabalho exta-local com a denominação Ágape e com o MAPI.

  • De 2013 – 2015 – DEUS ESTAVA NOS TESTANDO

Período em que O Pr. Gedimar esteve fora da liderança da igreja local, até dia 26/04/2015. Foram 2 anos e meio onde a igreja viveu um tempo sendo pastoreada por outro pastor. A igreja perdeu a sua essência e a sua membresia. Pr. Gedimar reassumiu a igreja em 26/04/2015, com a intenção de resolver as divergências e retornar a liderança ao pastor. Mas isto não foi possível pela situação caótica em que a igreja se encontrava.

  • De 2016 a 2018 – DEUS ESTAVA NOS FAZENDO RENASCER.

Tempo de recomeço – preparo de Deus para as nossas vidas. Em 06/05/2016 Deus deu uma palavra ao Pr. Gedimar em Isaías 37.30.

“A você, Ezequias, darei este sinal. Esta vai ser a prova de que fui eu quem livrou Jerusalém do rei da Assíria. Ainda este ano (2016) ele partirá de Judá, vocês terão de comer o que nasceu por si mesmo, no ano que vem (2017) haverá o suficiente para uma pequena colheita. Mas, no terceiro ano (2018), semeiem e colham, plantem vinhas e comam dos seus frutos”. (BV)

O que podemos discernir desse tempo? Vemos que é tempo de crescimento. Tempo de crescer em quê?

1. É TEMPO DE CRESCER EM MATURIDADE. Nunca antes vimos a igreja tão madura. Agindo não mais como criança, sabendo exatamente o que quer. Hoje temos uma liderança madura. Que sabe conduzir a igreja com equilíbrio.

2. É TEMPO DE CRESCER EM IDENTIDADE. Completamos 18 anos e parece que um novo ciclo se estabeleceu. Aquela “igreja adolescente” deu lugar a uma igreja Jovem/Adulta. Uma igreja que sabe sua identidade. Que deseja andar segundo o propósito que Deus estabeleceu para ela.

3. É TEMPO DE CRESCER EM UNIDADE. Hoje somos mais unidos. Somos mais fortes e mais capazes de enfrentar os desafios. Vemos isso em todas as áreas e em todas as redes. O ambiente de fofoca e de intrigas deu lugar a um ambiente de amizade e de companheirismo.

4. É TEMPO DE CRESCER EM DISPONIBILIDADE. Temos visto como as pessoas estão se dispondo para servir. Pessoas estão se levantando, líderes estão surgindo, as pessoas não querem apenas assistir e ficar como expectadores, mais pessoas estão colocando a mão no arado.

  • De 2019 a … – DEUS ESTÁ NOS FAZENDO AVANÇAR.

Cremos ser este o tempo de avançar rumo ao crescimento qualitativo e quantitativo. A igreja está preparada para dar novos passos para CONSTRUIR UMA IGREJA VIVA.

Vamos retomar a essência da igreja e reestruturar algumas áreas da igreja para que ela volte a ser relevante, atuante e eficiente.

Que Deus nos ajude.

Pr. Gedimar de Araújo
Pastor Sênior